"Fazer o produto certo, da maneira correta!"

É nesta linha de atuação que a QATest Tecnologia atua na consultoria em Qualtiy Assurante (QA). Nossa metodologia consiste em um diagnóstico do cenário atual, com mapeamento dos processos, ferramentas e nível de maturidade da equipe (com mapeamento de competência) e na elaboração de um plano de ação alinhado com as diretrizes estratégicas da empresa.
Após esta análise é realizado todo um processo conforme demonstrado a seguir:
1. Diagnóstico Situacional
Processo que consiste na completa compreensão dos desejos do nosso cliente, bem como o entendimento das oportunidades de melhoria. Nesta fase são definidos os objetivos, estabelecidas as métricas e acertadas as expectativas.
Esta definição permitirá determinar os “gaps”, ou seja, as áreas e equipes que estão aquém do esperado. Este diagnóstico envolve coleta e análise de dados amostrais através de monitoração, observação discreta, acompanhamento pessoal das atividades, entrevistas com gestores, avaliação de políticas e procedimentos e análise de relatórios e de indicadores de desempenho.
Esta fase serve de fonte para estabelecer quais são as ações necessárias para transformar a situação encontrada naquela desejada.
2. Análise de viabilidade
Este processo consiste em analisar as ações de melhoria e as consequências que geram as demais áreas envolvidas para se evitar que com a solução de um problema sejam criados outros novos.
Esta análise permite entender o quanto é possível alterar do cenário em que a empresa se encontra e quais as ações principais para que a melhoria seja efetivamente realizada com sucesso.
Esta fase é realizada com o apoio dos gestores interessados na melhoria, que terão papel fundamental para evitar futuros conflitos de interesses entre as áreas após a implantação da melhoria.
3. Elaboração de Plano de Ação
Com o resultado da análise dos dados coletados e o conhecimento da viabilidade de mudanças nas áreas afetadas é realizada a criação de um plano de ação para a implantação da melhoria.
Estas soluções são expostas detalhadamente: quais os participantes, os métodos, o tempo e os resultados que devem gerar cada ação.
Nesta fase são realizados os últimos acertos antes da implantação da solução.
4. Implantação da solução
Implantação da solução: Com a solução e o planejamento estratégico definidos, as soluções são implantadas, contemplando a capacitação das equipes através de treinamentos técnicos e comportamentais, palestras de conscientização, suporte às operações no momento pós implantação, campanhas motivacionais ou ainda com o desenvolvimento individual dos colaboradores.
5. Gerenciamento da solução
Esta última fase permite verificar se as ações implementadas estão conseguindo causar os efeitos pretendidos quando do entendimento da estratégia e do estabelecimento da solução. Nesta análise crítica são determinadas as correções necessárias.
Ao final desta etapa, podem ser definidos novos objetivos e estabelecidas novas soluções para orientar a continuidade do processo que ciclicamente deve ser repetido.
Esta avaliação é feita através de auditorias que podem ser realizadas pela própria empresa ou com o apoio da QATest Tecnologia.

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